quarta-feira, 30 de maio de 2012

Questão de Peso

Como os números da balança influenciam sua corrida
Na Revista Runners World deste mês foi publicada uma matéria de como o peso do atleta influencia em sua corrida e as complicações dessa questão também. O gráfico acima foi feito por Joseph Ciccolo, professor na Brown University (EUA) e cientista do exercício, para explicar como o peso, a saúde e o desempenho na corrida se relacionam.


Eu me preocupo muito com isso porque tenho uma certa dificuldade de manter o peso, mas na corrida nunca tem me causado maiores problemas, mas todo cuidado é pouco.

domingo, 20 de maio de 2012

Treino e importante reunião no EC XV de Novembro

Hoje na sede do XV de Novembro de Itapetininga aconteceu uma importante reunião, evidentemente precedida por um treino, afinal encontro  de atletas sem uma corridinha não é o mesmo.

Basicamente o assunto tratado foi sobre a prestação de contas junto aos atletas a respeito da mensalidade paga pelos mesmos, o valor investido e o quê ainda será investido no pagamento de inscrições em  grandes provas no estado de São Paulo, sendo a primeira em Limeira dia 03 de junho. O diretor Djalma Lucio apresentou a prestação de contas  e disse que o livro está a disposição de qualquer associado para consulta.

inicio do treino antes da reunião

Foi informado também sobre o futuro agasalho que será usado pelos atletas, apenas se está verificando a cor, qualidade do mesmo, etc...

Sobre a corrida em Limeira foi dito que, como combinado, a inscrição será totalmente financiada  com o dinheiro arrecadado até agora. Apenas havia a necessidade dos atletas confirmarem a participação devido a exigência  da inscrição antecipada pela organização da prova.

O blog esteve lá participando também do treino e ao mesmo tempo tendo uma aula grátis sobre corridas e outros assuntos com o sr. Zuleno (da Moura, foto acima, a direita ao lado da atleta Regina) nos 9K percorridos nessa manhã maravilhosa de sol. E falar de pedestrianismo sem falar do XV de Novembro é como ter um blog sobre a cidade de Roma e jamais falar do Papa. Então é obrigação e satisfação estar junto com esses atletas de Itapetininga.

E parabéns a Diretoria do XV, o Djalma Lucio (que cuida da grana dos atletas), o Hélio Antonio de Almeida, o sr Francisco Geraldo da Silva (Ficão)    pela transparência e pelo carinho no trato do pedestrianismo de nossa cidade. E neste encontro, em particular, parabéns pelo quase almoço após o treino, oferecido aos atletas. A atleta Alberes, em tom de brincadeira é claro, disse o seguinte "era para aproveitar bem que o próximo só será daqui a 40 anos."
Por isso a vantagem de ser atleta, nossa programação é a longo prazo, graças a Deus.

Mais fotos do treino e reunião AQUI

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Utilidade pública: pessoa desaparecida

Homem surdo, mudo e analfabeto aguarda há dois anos por reconhecimento de parentes no interior de SP

Fabiana Marchezi
Do UOL, em Campinas

Desconhecido, surdo, mudo, analfabeto, sem documentos e sem família. Assim vive um homem encontrado há quase dois anos em uma área rural às margens da Rodovia Raposo Tavares, em Alambari (150 km de São Paulo). Anônimo há dois anos. 

Aulas de Libras podem ajudar

Era noite de 23 de junho de 2010 quando a proprietária de um sítio acionou a polícia ao ver um homem em atitude suspeita, que aparentava 30 anos. Mas foi só a polícia chegar para ficar constatado que ele precisava de ajuda.
Logo que os policiais chegaram, perceberam que ele não sabia se comunicar e não carregava documentos. Por isso, no mesmo dia, ele foi encaminhado ao Serviço de Obras Sociais (S.O.S.) de Itapetininga (170 km de São Paulo), onde vive até hoje.
De acordo com Silvia Regina de Almeida, auxiliar administrativa do S.O.S., entidade que funciona por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal, desde que o homem chegou sua situação continua a mesma.
Segundo ela, o S.O.S. já fez bastante divulgação do caso, distribuindo fotos e telefone para contato, em várias cidades da região e em empresas de ônibus. Tudo sem sucesso, ninguém nunca procurou por ele.
Um professor de Libras --linguagem de sinais utilizada por surdos-mudos para se comunicarem-- de uma entidade filantrópica de Sorocaba (SP) que alfabetiza pessoas com deficiência auditiva foi acionado. Em vão. Ele também não conhece Libras nem língua portuguesa e tampouco sabe ler e escrever.
A falta de documentos complica ainda mais a situação do homem. Sem identidade, sem o nome de seus pais e sem saber sua cidade de origem, fica difícil matriculá-lo ou cadastrá-lo em qualquer instituição ou empresa. “Quando fica doente, é difícil até conseguir atendimento médico em qualquer hospital”, disse Sílvia.

Surdez crônica

A polícia chegou a colher a impressão digital dele e a divulgar em delegacias de outros municípios para tentar localizar algum registro dele, mas ainda não localizou nada.Um exame comprovou surdez crônica.
"Um exame que fez aponta para isso, mas acho que ele ouve alguma coisa já que ele tenta imitar alguns sons. O difícil é fazer exames com ele sem documentos", informa. Ainda segundo Sílvia, ele não deve ser mudo, já que imita alguns sons, como buzina de carro e fogos de artifício. "Acho que ele só ouve sons fortes”, diz ela.
Para ela, o homem deve ter sido abandonado, já que foi encontrado bem vestido e com uma caixinha com R$ 150. “Achamos que ele era morador de sítio, pois quando chegou aqui, tinha o hábito de lavar a roupa e estender em um plástico no chão ao sol, como fazem algumas pessoas do campo.” Ela conta também que ele ensinou as funcionárias a matar um frango para preparar.
Hoje em dia, a convivência ficou bem mais fácil, os funcionários da entidade aprenderam a se comunicar com ele por gestos. “A gente cuida dele, brinca. É como se fosse um funcionário”, afirma ela.
Há algum tempo, o homem ganhou o nome de Joaquim Augusto Silva, mas é chamado de Joca, conta Silvia. Ela também diz que uma vez por semana um casal passa na entidade para ensinar Libras ao Joca.
Quem tiver informações sobre a família, cidade ou história do rapaz, pode entrar em contato com a S. O. S. pelo telefone (15) 3273-1304.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Diário de Corridas: Alumínio, por Luciano da Paz


Ontem, dia 13,  estivemos em Alumínio para participar da “3ª Corrida Cidade de Alumínio”.

O percurso foi de 8 km nas proximidades da Indústria “CBA”, o clima ajudou bastante mesmo com algumas fortes subidas durante o trajeto, pois estava nublado e isso acabou tornando menos sofrido o desempenho dos atletas.

Eu gostaria de deixar registrado meus parabéns aos responsáveis pela corrida, pois foi muito bem organizada e principalmente com respeito muito grande aos participantes, isso mostra que quando há boa vontade é possível fazer um belo evento sem precisar extorquir os atletas com o alto preço das inscrições, esse exemplo deveria ser seguido por muitos outros organizadores, vou listar abaixo os pontos positivos do evento.
 -Inscrição gratuita;
Andrea no pódium
-Largada no horário sem atraso;
-Distribuição farta de água em dois pontos no percurso;
-Excelente kit na chegada com isotônico, frutas e uma bela medalha;
-Premiação em dinheiro aos 5 primeiros colocados masculino e feminino;
- Premiação em dinheiro aos 5 primeiros moradores da cidade, tanto no  masculino como no feminino,
- Belos troféus aos 3 primeiros colocados de cada categoria de 10 em 10 anos, inclusive premiando em separado também com troféus nas categorias os moradores da cidade, uma bela atitude para incentivar os moradores a prestigiar o evento e ainda motivá-los a prática esportiva.

Andrea, Jaqueline e Alberes premiadas
Enfim é uma corrida que merece todos os elogios possíveis.

Devido a premiação em dinheiro, o nível dos participantes foi um pouco alto, concluíram a prova 109 homens e 32 mulheres, Itapetininga participou com 13 atletas, segue abaixo os nomes e classificação e no anexo fotos.

Jaqueline Rodrigues- 9ª Geral feminina e 2ª na categoria 40 à 49 anos,
Alberes Maria de Sena- 10ª Geral feminina e 3ª na categoria 40 à 49 anos,
Andréa Soares Bomfim da Paz- 11ª geral feminina e 1ª na categoria 30 à 39 anos, Regina Sachi dos Santos, 29ª Geral e 9ª em sua categoria.
 
José Luciano da Paz- 13º Geral masculino
Alessandro Lopes dos Santos- 17º Geral masculino
Nilo de Oliveira- 23º Geral masculino
Hélio Antonio de Almeida-  55º Geral masculino
Expedito Delgado Silva- 73º Geral masculino
Argemiro Bento Coelho- 83º Geral masculino
Luiz Edmundo de Camargo- 84º Geral masculino
Luiz Claudio Marques de Souza- 91º Geral masculino
Zuleno Elias Paulino- 101º Geral masculino
Paulo Cipriano Martins- 102º Geral masculino

Um abraço e até a próxima,

LUCIANO DA PAZ 

Classificação oficial do evento clicar AQUI 

Comentários de leitores:

1 comentários:

Julio Alves Domingues17/05/2012 21:31:00
 
Faço minha as suas palavras, embora, um ou dois trechos sofríveis, foi uma ótima corrida em todos os sentidos. Abraço!
 

Atletas de Itapetininga em Alumínio


A mãezona Andrea e a filha Aline, Jaqueline, Regina e Alberes, todas atletas de Itapetininga.

domingo, 13 de maio de 2012

SporTV Repórter lembra surgimento e sucesso do método Cooper

O norte-americano Kenneth Cooper é o criador da ideia que transformou os conceitos aeróbicos e ajudou a Seleção Brasileira a ser tricampeã no México

Por SporTV.com Rio de Janeiro

 
São cerca de 25 milhões de corredores no Brasil. Os especialistas estimam que a corrida terá, um dia, mais praticantes do que o futebol. E foi exatamente o esporte mais popular no país que chamou a atenção para esta atividade física. Em 1970, ano em que a Seleção canarinho foi tricampeã mundial, o Brasil ganhou a Copa fazendo cooper.
Pioneiro da medicina preventiva, o norte-americano Kenneth Cooper é o criador da ideia que transformou os conceitos aeróbicos. Um sobrenome que virou substantivo no Brasil: fazer cooper se transformou em sinônimo de correr. O 'SporTV Repórter' foi aos Estados Unidos entender a filosofia de corrida que se espalhou pelo mundo. Com 82 anos, o médico explica, em entrevista exclusiva, a fórmula da longevidade: musculação, caminhadas e exercícios diários.

- Quando as pessoas se aposentam, os custos com saúde aumentam rapidamente, a qualidade de vida diminui e elas abreviam suas vidas-  disse em entrevista ao programa.
Cooper SporTV Repórter 2 (Foto: Reprodução/SporTV)
Com 82 anos, Cooper mantém uma rotina diária de
exercícios  (Foto: Reprodução/SporTV)
Na Copa de 70, o método transformou jogadores de futebol-arte em atletas e levou a Seleção Brasileira ao tri. Carlos Alberto Parreira, preparador físico da equipe na ocasião, relembra que a preparação feita com os jogadores foi essencial para a conquista no México e destaca a importância do trabalho individualizado na técnica criada pelo médico.
- Tudo o que é implementado na Seleção Brasileira tem uma repercussão muito grande. O método de Cooper ganhou fama mundial, internacional - explicou Parreira.
- No começo, parecia que a Seleção Brasileira estava fazendo propaganda de uma coisa nova e realmente era. E a partir dali foi uma loucura. Aonde a gente ia, qualquer lugar que se passava, tinha gente correndo - relembra o capitão Carlos Alberto Torres.
Michael Johnson, um dos homens mais rápidos do atletismo, também se beneficiou com o método. O recorde mundial dos 400m estabelecido por ele no Mundial de Sevilha já dura 13 anos. Além disso, o atleta era paciente do Dr. Cooper quando se tornou tetracampeão olímpico em Sidney, em 2000.

- Eu acho que a contribuição dele com relação ao condicionamento físico nesse país e ao redor do mundo tem sido fenomenal. Muito significante - elogiou Johnson.

O vídeo completo do programa está neste link abaixo:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2012/05/parreira-credita-tri-mundial-em-70-ao-metodo-cooper-deu-muito-resultado.html

sábado, 12 de maio de 2012

Jogos Industriários do Sesi: Moura campeã

Os Jogos Industriários do SESI  é uma competição anual aberta a industriários  em várias modalidades esportivas. E nosso amigo e atleta da Moura Zuleno Elias Paulino, industriário e grande incentivador do esporte em nossa cidade esteve, no domingo passado, participando também, e juntamente com seus atletas levou a Moura  se sagrar campeã na modalidade atletismo pela 10ª vez. O Blog nos próximos jogos vai procurar cobrir mais de perto a competição.


Mãe


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vida (depoimento), por Djalma Lucio


Vida
Aos leitores do blog quero deixar uma mensagem, ou seja, uma passagem de minha vida, para que sirva de sinal de como o esporte é o caminho. Pratico esportes desde meus 15 anos. Iniciei jogando futebol e por influência de meu pai sempre pratiquei corrida, e mesmo treinando continuamente  nunca participei de provas, mesmo porque, utilizava a corrida para manter a forma física.
Em 2009, aos 43 anos, fui diagnosticado com uma tuberculose, iniciando imediatamente o tratamento. No inicio de 2010, como os medicamentos que estava tomando não  faziam efeito, fui encaminhado por um sobrinho médico para a cidade de Botucatu-SP, onde tive a triste noticia que estaria também com câncer de linfoma já em estágio avançado. Cheguei a emagrecer na época 25 quilos. Sem muito tempo para pensar comecei meu tratamento recebendo quimioterápicos  num período de 18 meses, mas sem faltar apoio de meus muitos amigos e de minha família. Ao final de 2011 recebi a noticia  que estaria apto a fazer o transplante de medula óssea. Tentei por duas vezes realizar esse procedimento autólogo na cidade de Jau, aonde fiquei por 20 dias, mas não tive sucesso. Retornando a  Botucatu,  tive a alegria e a felicidade de ser informado pelos médicos que, a partir de fevereiro de 2012 estaria fazendo a manutenção e a prevenção da doença, pois a mesma estava estabilizada. Nesse período de tratamento fiquei internado 64 dias, onde pude refletir e orar muito  pedindo a Deus por mim, meus familiares e amigos, pois o que eu mais queria naquele momento era poder um dia estar junto a eles novamente. A mensagem que tenho a passar, na realidade veio de uma Médica, que  sempre acompanhou meu caso:

“Sua recuperação deve-se primeiro a Deus, que pode mostrar o caminho a ser seguido por nós médicos, a sua família e amigos que sempre estiveram junto a você, a sua fé, e principalmente a maneira de como você tratou de sua saúde em seu dia a dia, e a principal delas foi nunca ter fumado, pois se fosse fumante com certeza não teria saído dessa, pois seu pulmão não resistiria,  por isso o esporte foi o primordial em sua recuperação”.

Por isso eu digo evite sempre cigarros e bebidas alcoólicas, pois lá na frente um dia você vai agradecer.
Valeu.
Djalma Lucio

Djalma Lucio Monti da Silva, 45 anos, Contador, Administrador de Empresas, Diretor do Esporte Clube XV de Novembro de Itapetininga, Casado, tem dois filhos, Mariah e Caio. Filho do atleta  Francisco Geraldo da Silva (Ficão)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Diário de Corridas :Corrida Noturna de Sorocaba, Por Luciano da Paz



No sábado estivemos em Sorocaba para participar do Circuito Sesc de Corrida e Caminhada, apesar da noite fria houve uma participação muito grande das pessoas, mais uma prova de que a corrida cresce a cada dia e isso é muito bom, é sinal de que as pessoas estão cuidando mais da saúde.

Quanto minha participação na corrida, tanto eu como minha esposa conseguimos ter um bom desempenho nos 10 km, eu ficando com a 3ª colocação no geral masculino e minha esposa na 4ª colocação geral feminina.


Minha filhota, Aline,
 participou dos 5 Km e ficou na 67ª colocação geral feminina.

O ponto alto foi a participação do Marilson Gomes dos Santos, melhor fundista brasileiro, como padrinho do evento e eu tive a felicidade de receber o troféu de suas mãos.


Na corrida de 10 Km teve participação de 191 homens e 79 mulheres e nos 5 Km 192 homens e 146 mulheres, isso sem contar com os mais de 500 caminhantes.

Teve outros atletas de Itapetininga que participaram cujo nome e classificação segue abaixo, alguns deixei de fora por não estarem relacionados na listagem dos resultados.


Matheus Vinicius Rolim de Castro- 8º colocado geral masculino

Hélio Antonio de Almeida- 42º colocado geral masculino
Salvador Emilio de Campos Júnior- 72º colocado geral masculino

Nota do Blog: O Atleta Fabio Luiz Rocha Camargo  (65º) que vem treinando firme  e participando direto das corridas do “Pé no Chão” também esteve na prova e  fez muitos elogios a competição. Ele correu nos 5K e fez em 24 minutos.

Fotos da Competição: Sorocaba Esportes

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Atleta erra contagem das voltas e sem querer estabelece melhor tempo do ano nos 5.000 m


Crédito da imagem: Getty Images
Lopez Lomong tem uma história pessoal incrível, mas na última semana o atleta adicionou um capítulo cômico à sua trajetória de vida. Especialista na prova dos 1.500 m, o fundista nascido no Sudão competiu pela primeira vez nos 5.000 m, em um esforço para melhorar seu desempenho em longas distâncias, mas acabou errando a contagem das voltas e deu o sprint final antes do tempo.
Lomong disparou na frente e quando passou a linha de chegada reduziu o ritmo, pronto para respirar e celebrar a vitória, quando foi avisado por oficiais de pista e pelo próprio público que ainda tinha mais uma volta para correr.  “Eu meio que errei o cálculo das voltas”, desculpou-se após a prova realizada na Califórnia, no último domingo. “Acho que eu dormi durante todo o tempo e não sabia o que estava acontecendo. Então alguém me falou ‘você ainda tem mais uma volta’”.
O resultado do equívoco foi o melhor tempo do ano na prova dos 5.000 m, com 13m11s63. 
Veja o vídeo ao lado (em inglês):
A história de vida do atleta é notável. Nascido no Sudão, Lomong foi sequestrado por forças rebeldes durante a guerra civil no país e com apenas seis anos de idade fugiu de um campo de concentração por um buraco na grade. Na companhia de outras três crianças, o grupo correu durante três dias até serem resgatados no Quênia. Exilado nos EUA, começou a praticar provas de fundo no atletismo e competiu nos Jogos de Pequim-2008, onde foi porta bandeira dos Estados Unidos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

As crianças e a corrida (blog + Corrida)

Benefícios e riscos da corrida para crianças

Na reportagem de capa da edição de hoje da Folhinha, falo sobre o mundo das corridas para crianças. Conversei com organizadores de provas, com jovens corredores, médicos, psicólogos, treinadores. Cada entrevista foi muito enriquecedora e, na reportagem publicada, tentei colocar o sumo do que me foi dito.
Agora, cá no blog, há chances de aprofundar a discussão, acrescentar detalhes, atacar pontos mais específicos dos benefícios e riscos da corrida para crianças.
“A participação em corridas tende a estimular a prática regular e o preparo para o esporte”, diz a ortopedista pediátrica Patricia Moreno Granjeiro. Ela alerta, porém: “Exigir demais precocemente pode tirar a criança de um futuro esportivo”. E dá a dica recheada de filosofia: “Divertir-se é mais importante do que vencer”.
Além de especialista em medicina esportiva, Patricia tem uma vida dedicada ao esporte. Desde os 13 anos treina formalmente. Foi jogadora de vôlei e remadora profissional –campeã brasileira e sul-americana de remo–, além de jogar basquete e dar suas corridinhas de brincadeira.
Acompanhe a seguir os melhores momentos da entrevista com Patricia, que atua no Hospital das Clínicas, no HCor e no Instituto Vita.
 +CORRIDA – Correr é bom para as crianças?
PATRICIA MORENO GRANGEIRO - As crianças, de maneira geral, devem ser estimuladas a praticarem atividade física. Correr é uma prática natural que pode ser realizada na maioria dos ambientes e com relativamente pouco investimento em equipamentos. Salvo raras exceções, movimentar o corpo desde a mais tenra idade tende a trazer muitos benefícios para a saúde física e mental do indivíduo. O acompanhamento médico especializado e com treinadores experientes deve ser seguido para garantir a saúde da criança.
 +CORRIDA – Participar de corridas é bom para as crianças?
PATRICIA MORENO GRANGEIRO - A participação em eventos esportivos e corridas organizadas, tanto para crianças como para pessoas de qualquer idade, tende a estimular a prática regular e o preparo para o esporte.  O mais importante é observar que a quantidade de exercício seja apropriada para cada faixa etária e que o fator lúdico seja mais presente que o competitivo, principalmente para os mais novos.

Entrevista completa clicar AQUI

terça-feira, 1 de maio de 2012

Corrida do Trabalhador- 5a Etapa "Pé no Chão" V Barth

Hoje em Vila Barth aconteceu a 5a. Etapa do VIII Circuito de Pedestrianismo "Pé no Chão" da Secretaria Municipal de Esportes de Itapetininga, Secretário Jair Bacon. Como na etapa anterior  após muita chuva o dia estava propício para uma corrida de rua. 30 atletas largaram na prova para adultos na qual  percorreram o 8,9 K, tendo logo de inicio e em boa parte do trajeto uma subida nada amiga. Na categoria masculina o vencedor foi o Luciano, com o tempo de 33'21, em segundo chegou Arthur Rabay, 34'16 e em terceiro Nilo de Oliveira com o tempo de 34'25. Na Feminina a vencedora foi Alberes (40'45) seguida por Andrea (41'46) e Márcia (41'53).
A próxima etapa será em Vila São João, dia 24 de junho de 2012.
Segue abaixo a classificação geral:

fotos clicar no link abaixo :
http://jluizsousa.fotos.uol.com.br/album2