sexta-feira, 28 de outubro de 2011

 

Nova Sensação do Atletismo
Alexandre Sinato e Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

 
Ana Cláudia Lemos é a atual recordista sul-americana dos 100 m com 11s15, mas terminou esta prova na quarta colocação no Pan de Guadalajara. Dois dias após ficar fora do pódio, a musa brasileira se recuperou ao conquistar o ouro nos 200 m. A vitória ocorreu nesta quinta-feira, em final que tinha apenas ela como representante verde-amarela. No masculino, o Brasil tinha duas esperanças de título, mas Bruno Lins acabou com o bronze.

Ana Claudia Lemos

Brasileira Ana Cláudia Lemos comemora medalha de ouro nos 200 m rasos do Pan Silvia Izquierdo/AP
O triunfo foi marcado por uma disputa intensa durante toda a prova. A rival da vez foi a jamaicana Simone Facey, mas o ouro foi confirmado pela brasileira, com o tempo de 22s76. A musa logo pegou uma bandeira nacional para comemorar.
Ana Cláudia fez muito bem a curva e entrou na reta liderando, mas quase sofreu com uma intervenção externa. Ela ouviu um apito e deu uma leve desacelerada. "Achei que era para parar. O apito ficou mais forte. Se desacelerasse um pouquinho mais podia ter perdido", falou a cearense de 22 anos. Isso porque Facey apertou nos metros finais e cruzou a linha um décimo atrás da brasileira. O bronze foi para Mariely Hichez, da República Dominicana, com 23s02.
Ana Cláudia Lemos já havia avançado à final com o melhor tempo: fez 22s72 e venceu sua série. A medalha de ouro coroa o bom ano que a velocista fez nos 200 m. Em agosto, Ana Cláudia Lemos obteve sua melhor marca pessoal ao percorrer a distância em 22s48 – recorde sul-americano. E apaga o quarto lugar nos 100 m.

Bronze no masculino
Com Bruno Lins e Sandro Viana entre os favoritos, o Brasil acabou apenas com a terceira colocação nos 200 m masculino. Bruno fez uma boa largada e foi bem na curva, mas nos últimos cem metros perdeu espaço.
O ouro foi de Roberto Skyers, com 20s37, apenas um centésimo mais veloz que o segundo colocado, o jamaicano Lansford Spence.
Bruno encerrou com o tempo de 20s45, enquanto Sandro - que enfrenta uma maratona de provas neste Pan - foi o sétimo colocado, com 20s94.
A dupla ainda corre o revezamento 4x100 m nesta sexta. Depois disso, Bruno poderá curtir a gravidez de sua mulher. "Ela está de sete semanas, mal tivemos tempo de aproveitar a novidade. Perdi um pouco o ritmo na prova, mas estou feliz com o bronze e feliz por levar uma medalha."

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

 * 9ª Corrida Rural de Tatuí

do site oficial da competição:


Preparem-se!!!! Já estamos preparando a nova edição da Corrida Rural. Em breve teremos informações sobre as inscrições e  premiações.
Aguardem e divulguem!


* Tradicional corrida em Tatuí  sempre no dia 31 de dezembro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Circuito Associados AASP-Sorocaba 6K - 1a Etapa
Joelma e Francisco Carlos da Silva vencem 1ª etapa de verão.

Depois de muitos finais de semana com cara feia, nublado e com chuvas, o Sol voltou a brilhar para abertura do Circuito Associados AASP de Verão (Veja Fotos da Prova no site www.sorocabaesportes.com). A bela manhã de Domingo (23/10) animou os atletas que nem se importaram em acordar cedo para encarar os 6km da prova que aconteceu no Parque Santi Pegoretti no Jardim Maria Eugênia. No Feminino a Campeã dessa 1ª Etapa foi Joelma Vieira Dantas Franciscato, em 2º lugar chegou Lídia Fernandes Rodrigues, seguida por Andréia Soares Bonfim da Paz, que cruzou na 3ª posição, Fabiana Fátima Vieira, em 4º lugar, e por Niraci Silva de Lima, a 5ª colocada. No Masculino o Grande Campeão foi Francisco Carlos da Silva o (Ceará), em 2º lugar veio Marcio Sandro da Silva, o 3º colocado foi Juliano Aparecido do Nascimento, em 4º lugar chegou José Luciano da Paz, e na 5ª posição chegou José Elias Leme Correa. O resultado completo já está divulgado pelo site da AASP-Associação de Atletismo Santi Pegoretti. A próxima Etapa do Circuito será também num Domingo (06/11) no Paço Municipal de Sorocaba-SP e a largada está programada para as 08h30. Se você é sócio já pode inscrever-se, se você ainda não associou-se visite o site da AASP e veja as vantagens de ser associado à entidade que representa o atletismo de Sorocaba. E também a participação de outro itapetiningano o João Barros de Ávilla, 33a posição, com o tempo de 28'56.
1ª etapa o sorteio do tênis saiu para o associado Otoniel de Oliveira, que estará recebendo seu prêmio na próxima etapa 06/11/11, onde também haverá sorteio. Venha participar conosco. 
Fonte: Site  AASP com adaptação do blog.
Foto principal acima: Sorocaba Esportes via site AASP
Fotos arquivos do Blog: Andrea, Luciano e João Barros 

Em tempo: Graças ao atleta Luciano, o blog vem retificar a não publicação da participação da atleta itapetiningana Regina Sacci, 7a posição, com o tempo de 36'06 (foto arquivo ao lado).

  
Agenda do Atletismo no Pan de Guadalajara 2011
Adriana da Silva conquistou o ouro na maratona feminina, no Pan-Americano de  Guadalajara, neste domingo. A brasileira completou a prova, que abriu o atletismo na competição, em 2h36min37. Com a nova marca, a maratonista garantiu também o novo recorde pan-americano, batendo a chilena Erika Oliveira, que venceu no Pan de 1999 em 2h37min41. A brasileira arrancou nos últimos quilômetros e ultrapassou a mexicana Madai Perez, que fez o percurso em 2h38min03 e terminou com a prata. Gladys Tejeda, do Peru, chegou na terceira posição (2h42min10).
Publicado por LanceNet


Neste domingo os Jogos Panamericanos de Guadalajara (México) deram início às disputas de atletismo. Serão sete dias seguidos de competições envolvendo todas as modalidades. Abaixo você acompanha a agenda e horários* dos principais eventos:

domingo (23/10)
13h – Maratona (feminino)
segunda-feira (24/10)
13h30 – Salto com vara (feminino)
13h45 – 10.000 m (feminino)
15h10 – 5.000 m (masculino)

terça-feira (25/10)
14h15 – 800 m (feminino)
14h25 – Salto em distância (masculino)
14h40 – 100 m (feminino)
15h20 – 100 m (masculino)
quarta-feira (26/10)
13h – Salto em altura (feminino)
13h10 – 1.500 m (masculino)
14h05 – Salto em distância (feminino)
14h20 – 100 m com barreiras (feminino)
14h40 – 400 m (feminino)
15h – 400 m (masculino)
15h40 – 400 m (feminino)
quinta-feira (27/10)
13h – 10.000 m (masculino)
14h05 – 1.500 m (feminino)
14h30 – 5.000 m (feminino)
15h05 – 400 m com barreiras (masculino)
15h25 – 200 m (feminino)
15h50 – 200 m (masculino)
sexta-feira (28/10)
12h45 – 110 m com barreiras (masculino)
13h10 – 800 m (masculino)
14h35 – Revezamento 4x 100 m (feminino)
15h – Revezamento 4x 100 m (masculino)
15h25 – Revezamento 4x 400 m (feminino)
15h50 – Revezamento 4x 400 m (masculino)
domingo (30/10)
5h30 – Maratona (masculino)
* horário de Brasília 

Veja o calendário completo do Pan

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

15o Jogos Regionais dos Idosos - Itapetininga
Resultados do Atletismo

Para acessar é só clicar no link abaixo
resultados finais





Pista de atletismo do Casi é destruída após evento

legenda
Everton Dias - Os treinos da escolinha municipal de atletismo foram cancelados nesta semana. De acordo com o professor Flávio Rubens Cipriano, a pista de atletismo do Casi, local de treinamento, ficou em péssimas condições após a realização de um evento na última semana. “Não tem como ninguém treinar, não temos para onde ir. A pista foi totalmente destruída. O gramado também foi perdido depois deste evento”, explica.
O clube recebeu cerca de três mil pessoas na última semana, num show de pagode. A prefeitura firmou um contrato de locação com o clube no dia 1º de abril de 2011. O valor é de R$ 1.500 mensais. De acordo com a prefeitura, são utilizados a pista de atletismo, campo de futebol, piscina e a quadra esportiva.
Segundo o treinador, mais de cem crianças ficaram sem local para treinar. Os treinos aconteciam todas as terças e quinta-feira. O clube deverá receber mais um grande evento em novembro – o que deve impedir a manutenção da pista neste mês. Segundo Cipriano, foi “uma falta de responsabilidade dos dirigentes do clube permitir a destruição do local de treinamento”.
De acordo com a prefeitura, o clube é o responsável pela manutenção dos espaços esportivos e, de acordo com a sua presidente ainda esta semana serão realizadas as melhorias necessárias.

Escolinhas na cidade

O projeto das escolinhas esportivas atende mais de mil crianças e adolescentes na cidade. Além de estimular a prática esportiva, o projeto também revela talentos. O atletismo é um exemplo. Nos últimos anos, vários atletas da cidade se destacaram em competições regionais, estaduais e até nacionais. Além do atletismo, outras modalidades, como futebol, judô, tênis, tênis de mesa e natação também tiveram resultados expressivos nas competições do ano passado.


Fonte: Jornal Correio de Itapetininga

terça-feira, 11 de outubro de 2011

10ª Corrida Manchester Paulista:Vitoria de Tibúrcio e Maria Lúcia.

Aconteceu na manhã do Domingo (09/10) a 10ª Edição da Corrida Manchester Paulista, a mais antiga organizada pela AASP-Associação de Atletismo Santi Pegoretti, e aconteceu com ótimo clima para os corredores (Veja as Fotos no site www.sorocabaesportes .com). Quem se deu bem na prova dos 10km foi a Equipe Bill que venceu tanto no Geral Masculino, com Vanderlei Alves Tibúrcio, como no Feminino, com Maria Lúcia Alves Vieira. No masculino o 2º colocado foi Fábio do Nascimento da Equipe Casal Nascimento e o 3º lugar ficou com Edson Pereira Sousa da Equipe Lobo. No feminino a Vice-Campeã foi Beatriz G. S. Nascimento também da Equipe Casal Nascimento, e em 3º chegou Edneusa de Jesus Santos da Luasa/Rio Claro. A prova contou pontos para o Circuito Anual de Corridas da AASP e teve como palco de largada e chegada o Paço Municipal de Sorocaba. A classificação completa está disponível no site da AASP, caso tenha gostado de alguma foto e queira adquiri-la, contribuindo também para a continuidade de nossas coberturas esportivas sempre com imagens exclusivas, Clique e visite nosso Banco de Imagens no site www.sorocabaesportes.com. A próxima corrida da AASP na cidade acontece no Domingo (23/10), é a 1ª EtAPA DO CIRCUITO DE VERÃO PARA ASSOCIADOS,FIQUE SOCIO E PARTICIPE.

FOTOS: RHL e Georgia Dias Leopoldi/Sorocaba Esportes
Nossos(as) heroicos (as) atletas quase todo final de semana têm que sair da cidade para ganhar ritmo em competições fora de Itapetininga. Outros não estão aqui, mas certamente estarão em outras competições.

Será que é tão difícil Itapetininga, um dos maiores municípios do Estado mais rico do Brasil, ter provas com mais frequência para que consigam atender esses atletas e outros que estão buscando motivação para praticar esportes?

(o blog pede desculpas se esqueceu de relacionar algum atleta nessa prova, verificamos pelos nomes e fotos aqueles que estamos acostumados a ver nas pistas)







Em tempo:

"Minha filhota, Aline,  também participou da Corrida de 5 Km e chegou na 30ª posição, a corrida teve um nível de dificuldade muito alto devido à subida da Fatec que tivemos que subir, mas a qualidade da organização compensou, no domingo que vem dia 23/10 estaremos participando do Circuito de Verão em Sorocaba, quem se interessar é só acessar o site da AASP e lá tem todas as informações sobre o evento. "

Um abraço,
José Luciano da Paz

domingo, 9 de outubro de 2011

Cai o recorde da Maratona de Chicago
O queniano Moses Mosop quebrou hoje o recorde da maratona de Chicago, ganhando bônus de US$ 50 mil além do prêmio de US$ 100 mil pela vitória. Ele concluiu em 2h05min37, quatro segundos abaixo da marca estabelecida pelo seu compatriota Sammy Wanjiru há dois anos. Wanjiru, como você sabe, morreu neste ano em uma queda da varanda do apartamento onde morava, no Quênia.
O brasileiro Marílson Gomes dos Santos, que pretendia obter hoje o índice para a maratona olímpica em Londres-2012, parou no km 33. Ele começou a se sentir mal, tendo ânsia de vômito, no km 26; seu ritmo foi caindo, o que acabou fazendo com que desistisse da prova.
Adauto Domingues, técnico de Marílson, disse que estão tentando descobrir o que provocou o mal-estar do atleta. Uma hipótese é o fato de, por causa do clima, a bebida isotônica deixada nas mesas de hidratação ter ficado morna... A largada da prova foi com temperatura em torno de 13/14 graus, depois foi aumentando, sol aberto, mas não chegou a ficar quente nos padrões brasileiros.
Agora Marílson e seu técnico vão analisar a situação para decidir onde o maratonista deve ir buscar o índice. Uma hipótese é Roterdã.
Outra brasileira que sonhava com o índice olímpico era Cruz Nonata da Silva, 37, que fez hoje sua estréia em maratonas. Não conseguiu correr abaixo de 2h30min07, mas correu bem para uma debutante, completando em 2h35min35. Ela agora vai para o México, onde se integra à delegação brasileira que vai participar das competições de atletismo do Pan de Guadalajara. Cruz corre no Pan os 5.000 m e os 10.000 m.
Em Chicago, a vencedora no feminino foi a russa Liliya Shobukhova, que se tornou a primeira pessoa a vencer aquela prova três vezes seguidas. Ela completou em 2h18min20, uma vantagem de quase quatro minutos sobre a segunda colocada, a debutante Ejegayehu Dibaba, da Etiópia.
A transmissão da TV norte-americana NBC, via internet, foi muito boa. Mostra como os caras investiram na cobertura: na Redação, havia três jornalistas comandando o espetáculo e um convidado especial; vários repórteres no percurso, mostrando o público, fazendo entrevistas com apoiadores e gente que estava lá festejando o evento. Comentaristas especializados, com destaque para o luxo de ter a ex-recordista mundial Joan Benoit Samuelson, vencedora da primeira maratona olímpica feminina, e até entradas da moça do tempo para atualizar os dados sobre temperatura e umidade. Teve, até a hora em que escrevo este texto, mais de 173 mil visitantes ao longo da transmissão.
Escrito por Rodolfo Lucena às 13h00

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como Correr uma Maratona
Gabrielle Andersen "quebrou" durante a maratona, se superou e fez históriaHistoricamente, a maratona é uma das provas mais dramáticas do atletismo. Quem não se lembra da emocionante chegada da atleta suíça Gabriele Andersen, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984? Gabriele “quebrou” durante o percurso, mas fez questão atravessar a linha de chegada, mesmo  cambaleando, porque, aos 39 anos, aquela era a última chance dela de concluir a prova numa olimpíada.
» Clique para continuar lendo 
Por Renato Dutra
Ciclismo - Nota da ACICLI  
sobre o fechamento da Av. 05 de Novembro

Fonte: facebook

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre Ciclovia, saúde e mobilização de todos

Hoje às 20 horas realizou-se no prédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer uma importantíssima reunião para tratar de diversos assuntos envolvendo, ciclismo, saúde e áreas de lazer e esportes em geral.


A reunião contou com a presença do secretário Josué Álvares Pintor -Secretaria de Trânsito e Cidadania (1º a esquerda na foto), além do presidente da ACICLI (Associação Cliclistica de Itapetininga) Elcio Alexanfre e o vice presidente Paulo Cesar A Moreira (2º e 1º, respectivamente,  da direita para esquerda na foto). E estiveram presentes também outros membros da ACICLI e demais esportistas da cidade.

A pauta da reunião basicamente foi a seguinte:

1) Fechamento semanal da Av. 05 de novembro para a prática do ciclismo

Decidiu-se que toda quinta-feira, já a partir deste dia 06 de outubro (das 19:30 às 21:30) a avenida será fechada com apoio da Secretaria de Trânsito e Cidadania e a colaboração na logística por parte da ACICLI. O secretário ressaltou que fica triste por ainda não termos um Centro Esportivo adequado para a pratica dos esportes em geral e somente com a união do setor público/privado é que será possível alcançar essas demandas atuais, sempre voltadas para o meio ambiente, saúde e pratica esportiva.


2) Eventos a serem planejados : 3 provas ciclísticas programadas e "Grande Passeio Ciclístico"

 Estarão nos próximos dias organizando a realização das provas já programadas (datas, trajetos, logística) e estabelecendo uma data para o "Grande Passeio Ciclístico".


  3) Ciclovia 

A importância da construção de uma ciclovia em nossa cidade é fundamental e a comunidade precisa se mobilizar para garantir esse espaço para todos os cidadãos de Itapetininga.


Comentário do Blog: É  a primeira vez que fazemos uma reportagem fora do universo das corridas de rua, mas o ciclismo tem muita relação com nosso esporte favorito e muitas vezes até se completam. 

Mas a respeito da reunião, fiquei muito entusiasmado com a organização da mesma, a disposição das pessoas em realmente colocar as ideias em prática, sem enrolação. Foi uma reunião muito objetiva e conheci o secretário de Trânsito, o Cel. Pintor, como o vi sendo chamado informalmente e carinhosamente pelos esportistas que lá estavam.

Um exemplo para nós, corredores de rua  seguirmos. Unidos, bem organizados podemos conseguir melhorar nosso esporte aqui em Itapetininga e muitas das reivindicações nessa reunião diz respeito a nós também, por isso compartilho com todos este belo exemplo de cidadania e de amor ao esporte em nossa cidade.

Obs: se esqueci de mencionar algo importante da reunião peço que me escrevam, terei o maior prazer de retificar.
Nova Musa do Atletismo

Allison Stokke era uma atleta de salto com vara como outra qualquer até meados de 2007, quando a foto acima mudou sua vida, transformando a norte-americana em uma musa do atletismo dos EUA. Curiosamente, a bela morena nem sequer sabia da existência da imagem até que um amigo avisou que a foto em questão se espalhava pelos computadores norte-americanos.
A imagem da bela morena ajeitando seu cabelo enquanto se prepara para mais um salto é a razão de uma fama inesperada e, principalmente, indesejada para a garota da Califórnia. “Eu trabalhei tanto para o salto com vara e com tudo isso acontecendo é como se meu esforço não valesse nada. Ninguém nota isso”, lamentou a gata em entrevista ao prestigiado jornal Washington Post, no auge da sua “fama”.


Foto 10 de 17 - Allison Stokke não gosta da fama de musa e diz que isso faz com que as pessoas esqueçam de seu esforço no atletismo Reprodução
Sua carreira como atleta continuou apesar da popularidade virtual e Allison conquistou uma bolsa de estudos para competir por uma universidade dos EUA. Por seu talento, e não sua beleza, diga-se. A fama decorrente de uma única foto, entretanto, seguiu a atleta durante toda a carreira universitária. E da pior maneira possível.
Allison vivia com seus pais e evitava sair de casa sozinha. Seu pai, um advogado, chegou ao ponto de checar a internet e as contas da filha diariamente a procura de potencial “perseguidores” de sua filha. E não é para menos.

Allison Stokke é um dos tantos fenômenos de popularidade surgidos graças à internet. Uma foto da morena se preparando para um salto foi registrada e em pouco tempo se espalhou por blogs e sites da rede de computadores. Cerca de um ano depois, a atleta soube de sua “fama” e nunca mais teve sossego, tomando precauções contra supostos fãs que poderiam lhe oferecer algum perigo. Crédito: Reprodução
Aparentemente, tudo a respeito da garota que estivesse na internet era consumido. Um ordinário vídeo de três minutos em que a atleta comenta sua participação em uma competição já tem mais de dois milhões de acessos. Conforme suas fotos se espalhavam pela rede de computadores, a nova musa do esporte norte-americano foi recebendo propostas de ensaios fotográficos de revistas dos EUA, Canadá, Inglaterra e até, pasmem, Brasil!
Allison Stokke soube se manter distante de todas os assédios. Jamais posou para fotos ou ensaios para veículos de imprensa ou publicidade. Manteve o foco na carreira esportiva e hoje, no último ano da Universidade da Califórnia, não conseguiu se classificar sequer para o campeonato nacional de atletismo. Talvez, devesse investir na carreira de modelo. Certamente já teria uma legião de fãs.


por UOL Esporte às 07:00