sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Central  de  Desabafos

1- O Speed da telefonica é de amargar. Deveria se chamar "Tartaruga".

2- Correr na marginal não está fácil, buracos além da conta, é verdade que a chuva não dá trégua, mas a manutenção está devagar faz muito tempo.

3- Caminhões fazendo da pista estacionamento e deixando o lugar um pantanal  no trecho de terra.


4- E nestes dias um cara colocou a cabeça de fora de uma Kombi (com faixas em laranja) e começou falar "abóbrinhas" para mim, sem mais nem menos, fazendo uma analogia tola entre "Corrida e vadiagem". Deve ter problemas sérios. Meu avô dizia que "de perto ninguém é normal", mas esse deve procurar ajuda logo.  Fazer o quê, não vai ser isso que vai me fazer parar de correr, pelo contrário, nesta semana dobrei a quilometragem rodada e até comecei a fazer musculação (da qual não sou fã, mas sei que é necessário para quem corre).


Em tempo (22h29): Não é que  hoje a tarde, passando pela marginal de carro, de repente vi um corredor, saindo literalmente de dentro de um "buraco negro" da pista de caminhada, todo marron de barro, só pode ter caído, não o conheço, mas é lamentável.




terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Deu na Imprensa: Atletas do XV brilham em Sorocaba



O Correio de Itapetininga, em sua última edição, deu um destaque mais que merecido as atletas do XV de Novembro de Itapetininga na 2a. Corrida Cel PM Pedro Dias BAtista que aconteceu dia 17 de Janeiro, em Sorocaba: Andreia (4o.), Márcia (2o.) e no lugar mais alto do podio Jaqueline Rodrigues.

A Largada


Quem quiser checar a classificação final , é só clicar no link abaixo:


http://www.aaspatletismo.com.br/UserFiles/arquivos/20100117060115_class_geral.txt

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A história de Jenny
A revista Runners World deste mês publicou uma reportagem de 8 páginas sobre a história da corredora Jenny Crain. Coloquei abaixo um pequeno resumo da história dessa atleta. Corrida de rua é um esporte maravilhoso, mas deve se ter todos os cuidados, como orientação correta, alimentação, tipos de treinos, cuidados especiais. Vivemos dividindo a rua com veículos e motoristas de todos os tipos, aqueles que respeitam e os que não. Não gosto de correr com MP3 para me manter ligado o tempo todo na rua, mas às vezes, o imprevisto acontece...
 

Uma atleta que nasce

Desde pequena ela foi destaque na escola e nas competições. Sabia de seu potencial e treinava duro para aprimorar cada vez mais, chegando ao ápice de qualquer atleta que é disputar uma vaga paras as olímpiadas.
















As vitórias eram rotina.


















A maturidade no esporte junto a responsabilidade faziam de Jenny uma super atleta.




Até que...

O Sonho de uma atleta se desfaz num cruzamento


Era um treino como qualquer outro,
De repente,
Um descuido,
Um cruzamento,
Um motorista apressado,
Um futuro brilhante arremessado
ao alto,

Jenny está entre familiares,
Mas entre o chão e suas pernas,
agora existe uma cadeira de rodas.


Os Amigos   


Os amigos estão sempre presentes, jamais abandonaram a amiga. Recebem as visitas, ajudam no que podem, principalmente nos momentos mais difíceis.


Longo Caminho  
Jenny caminha com a ajuda das fisioterapeutas: a deficiência motora é o principal obstáculo. Através de um site criado para arrecadar fundos para o tratamento da corredora, Jenny tem dado sinais de uma recuperação segundo sua fisioterapeuta Mary Smith: " Jenny vem mostrando sinais constantes de sua antiga personalidade- o humor, a curiosidade, a generosidade".

Ela está voltando para casa


A Jenny Crain que saiu para correr em uma manhã de Agosto de 2007, aos poucos, com a ajuda dos amigos está voltando para casa.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sem internet

Fiquei mais uma vez sem internet por quase uma semana, segundo a telefonica, é porque eu moro muito longe da Empresa e a fiação é muito antiga (ou as duas coisas juntas). Quanto a fiação eu até concordo, agora vai ser dificil construir uma residência dentro da Telefonica para melhorar meu speed. A solução (a curto prazo) foi fazer um "gato" direto da rua para melhorar a recepção (orientação do técnico). Tudo isso para testar e depois trocar a fiação antiga. Pelo menos posso voltar a blogar de novo.

Em qual horário correr? Manhã, tarde ou a noite ?

Cada corredor tem seu horário preferido para praticar o esporte. Veja dicas, vantagens e desvantagens de correr nos três períodos do dia


Por Maurício Belfante

É certo que cada corredor tem sua preferência quanto ao horário da prática do esporte, e que o corpo geralmente se comporta melhor no período em que o atleta está habituado a treinar. Porém, por conta das tarefas diárias e dos compromissos pessoais, às vezes é necessário correr em um horário que seja “inadequado” para o seu gosto.

O organismo tem melhores horários para poder correr. Em alguns momentos do dia, ele estará mais propício e preparado para uma atividade física. Logo depois do almoço, há uma queda de rendimento e o organismo só voltará a estar bem às 14h, entretanto, o melhor horário para realizar exercícios físicos será das 17h às 19h, quando o corpo atingirá seu ápice, já que a absorção dos alimentos está totalmente concluída e o corpo bem nutrido. Durante a noite, o organismo está propenso a dar uma relaxada, já que o sono estará chegando.

“É claro que esses horários não serão os melhores para todos os tipos de pessoas. Cada corredor tem seu ritmo de vida e hábitos totalmente diferentes, mas os horários serão bem parecidos e mudarão poucas coisas”, afirma o fisiologista Paulo Corrêa.

Apesar de ser o horário predileto para muitos atletas, a parte da manhã não é considerada a melhor para correr. Durante o período matutino, o corpo ainda está sobre os efeitos da noite de sono, fica relaxado de mais e só levará um “tranco” depois de quatro horas acordado.

“Uma pessoa que é acostumada a levantar às 7h só terá seu organismo preparado às 11h, horário que o corpo já estará acordado e alimentado corretamente, com um tempo a mais para se fazer a digestão”, explica Corrêa.

Novos Hábitos
Ter que aliar os horários da corrida com os de trabalho pode ser uma tarefa árdua, já que os compromissos profissionais ocupam o maior tempo da vida. Mas aquele período de sobra na agenda pode ser usado para um bom e estimulante treino, mesmo que o horário não agrade o atleta.

Habituar-se a um horário diferente do que está acostumado não é tão difícil quanto parece, mas exige força de vontade por parte do corredor, como explica o Professor Zeca, diretor técnico da Z.Track e Clínica Paulista de Esportes.

“A habituação a um novo período é semelhante a uma mudança de fuso horário. Pode levar um tempo para se acostumar, mas quando isso acontecer, será tratada como normal e o atleta não sentirá tanta diferença como antes”, fala o treinador.

A preferência por um horário específico para praticar o esporte é diretamente relacionado ao biorritmo de cada um. Através de características cultivadas desde a infância, as preferências vão se formando até tornar algo ideal para o organismo. Pessoas que gostam de correr no período matutino, certamente não têm dificuldades de acordar cedo. Se o gosto é noturno, o corredor é um pouco mais “preguiçoso”, e gosta de dormir até mais tarde.

Com insistência, esses hábitos podem ser mudados, e o corredor sentirá apenas uma pequena queda de rendimento, como diminuição da resistência e intensidade no começo dos treinos. Mas o Professor Zeca fez um alerta: “Se habituar pode ser uma coisa boa, mas é mais fácil se desacostumar com o novo habito do que cultivá-lo. Se deixar de correr no período que deseja, o organismo vai retornar aos seus antigos gostos e terá que passar por todo o processo de habituação novamente”

Além do relógio...
Para se habituar aos novos horários, não basta apenas treinar no período que deseja. Existem outros fatores que terão que ser mudados, como o sono e a alimentação.

“A alimentação e o sono são as principais mudanças para quem quiser modificar seus horários. Se o período desejado for pela manhã, uma boa alimentação deve acontecer, além de uma noite bem dormida”, explicou Marcelo Lopes, diretor técnico da Assessoria Esportiva Run All Way.

Para treinar durante a noite também há mudanças. A alimentação não é o maior dos problemas, já que o atleta tem todo o dia para escolher os alimentos ideais. O sono, contudo, deve ser reorganizado, para que, na hora de ir para a cama, o corredor não sofra para dormir.

Melhor período

Manhã


Vantagens: Está enquadrado nos períodos das competições, evita problemas com compromissos surpresas, temperatura e a umidade do ar propícia para o exercício físico.

Desvantagens: É preciso ter uma boa noite de sono e uma boa alimentação no café da manhã. Pode haver fraqueza durante a corrida.

Tarde

Vantagens: Ápice do metabolismo, melhor rendimento dos músculos, acúmulo dos nutrientes das refeições do dia.

Desvantagens: Temperatura alta, umidade do ar baixa, sol forte, horário de trabalho para a maioria das pessoas.

Noite

Vantagens: Temperatura agradável, oferece boa noite de sono.

Desvantagens: Acúmulo do estresse diário, ar com grande quantidade de gás carbônico, iluminação escassa (o que pode causar acidentes).


Matéria publicada na  O2

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


7ª CORRIDA ECOLÓGICA DO RIO SOROCABA 10KM 21/03/2010
 Parece ser uma boa pedida para começar o ano. Todo corredor, ou melhor todo ser humano,  precisa de objetivos, senão estaciona. Estacionar é a última coisa que passa pela cabeça de um atleta, seja amador ou profissional. O tema da corrida é bem atual, dentro da perspectiva do Século XXI, se não cuidarmos da Natureza ela se volta contra nós mesmos, é só ver o noticiário, infelizmente. Nada como cuidar da saúde e do meio ambiente. Este ano quero ter como objetivo participar de mais corridas oficiais, para ganhar experiência e me manter mais motivado. Só achei a taxa de inscrição meio salgada, mas acho que vale a pena.
7ª CORRIDA ECOLÓGICA DO RIO SOROCABA 10KM 21/03/2010

7ª CORRIDA ECOLÓGICA DO RIO SOROCABA
Data
21/03/2010
Distância
10 Km   (Percurso plano)
Local
 Parque das Águas (Sorocaba - SP)
Telefone
(15) 30114843    AMORIM
Largada
08H30
Inscrição On Line
REGULAMENTO GERAL
 A 7ª Corrida Ecológica do Rio Sorocaba será realizada dia 21 de março de 2010 na,Av.Dom Aguirre no Parque das Águas Sorocaba -SP.
 As inscrições terão que ser feitas até o limite de 1500 participantes, inscrições via internet através do site www.aaspatletismo.com.br, ou na sede da AASP-SOROCABA,na rua Anna Morales Tomasi,20 Jardim Santo Amaro (Segunda à sexta no horário das 10h00 às 21h00)
Sábado e Domingo ( 10h00 às 18h00
   Taxa de inscrição:  até 11 de fevereiro de 2010
       *  Associados:                 R$30,00 (trinta reais) 
       *  Não associados:         R$ 40,00 (quarenta reais)
       * Acima de 60 Anos:       Inscrições gratuitas na sede da AASP  fone (15) 30114843
Taxa de inscrição  de 12 de fevereiro a 12 de março de 2010   
       Associados:                     R$ 35,00 (TRINTA E CINCO REAIS)
       Não associados              R$ 45,00 (QUARENTA E CINCO REAIS)
       Acima de 60 anos        inscrições gratuita na sede da AASP  fone (15)30114843

domingo, 3 de janeiro de 2010

São Silvestre em SP, passeio dos quenianos

Muitos criticam a participação de atletas estrangeiros nessas grandes competições pelo Brasil onde eles chegam, olham, correm e ganham.

Não adianta criticar, tem que  oferecer atrativos  para que nossos atletas cheguem nas mesmas condições, pois qualidades técnicas nós temos, pelo Brasil todo. Precisa de menos discursos e mais ação. Apoio às escolas, aos atletas amadores (de onde surgirão os profissionais?), competições municipais bem organizadas, etc... 

Gostaria de saber dos atletas de Itapetininga e região que participaram desta última São Silvestre, como foi a prova, afinal cada um tem seus objetivos próprios, não somente vencer os temidos quenianos.