quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Corra Certo


Especialistas apontam quais são os erros mais comuns dos corredores, e dão dicas de como melhorar suas passadas


Fotos: Divulgação/ Nike
Por Maurício Belfante

Erros existem em qualquer lugar, inclusive durante a corrida. Para qualquer atleta, seja ele iniciante ou profissional, procurá-los é o ideal para que o treino seja produtivo e que lesões e o mal-estar não cheguem de surpresa. Para te ajudar a encontradar mais facilmente as pequenas falhas existentes, o O2 Por Minuto listou os erros mais comuns durante suas passadas.

Ingestão de alimentos e líquidos
A hidratação e a alimentação são elementos básicos para um bom treino. Com a ausência deles, os riscos de prejudicar sua prova sobem consideravelmente. Luis Eduardo Tavares, diretor técnico da Equipe de Corredores Tavares, fala sobre a forma correta da ingestão.

“Muitos corredores começam a treinar sem se alimentar direito, muitas vezes não ingerindo nada antes de começar a correr. Já com os líquidos a situação é ainda pior. Correr sem ingerir nenhuma quantidade de água ou isotônico é mais comum do que se pensa”, diz Tavares.

Para acabar com esse tipo de costume, que prejudica a saúde dos corredores, Tavares dá a dica para o dia de treino. “Antes de correr, sempre comer alguma banana ou uma maçã. Pode-se substituir a fruta por uma barrinha de cereal. Durante a corrida, é essencial a presença de uma garrafa de água, que deve ser tomada mesmo sem estar com sede”, completa Tavares.

Esforço demasiado
Alguns corredores, sobretudo os que estão começando no esporte, não conhecem seu real preparo. Assim sendo, ao iniciarem uma corrida, forçam demais nos quilômetros iniciais e têm a competição prejudicada.

“É importante o atleta sempre manter um ritmo. Não se esforçando demais, nem relaxando muito. A frequência deve ser sempre a mesma. Já num dia de prova, o corredor pode se soltar mais, correndo um pouco mais rápido, pois o corpo já está acostumado”, diz Tavares, que ainda completa.

“É sempre bom que o alongamento e o aquecimento sejam bem feitos. E ter uma roupa adequada para a prática do esporte, sem ser aquela usada no dia-a-dia, é também essencial”.

Postura
O posicionamento durante a corrida é um dos principais alvos de dúvidas dos atletas. A postura dos braços, cabeça e pés podem estar com uma forma incorreta, o que pode gerar impactos negativos. Paulo Roberto Nascimento Rennó, diretor técnico do Paulo Rennó Acessoria Esportiva, aponta os erros mais comuns de postura na hora das passadas.

“Ficar de cabeça baixa, cruzar os braços frente ao corpo, correr nas pontas dos pés, fechar os punhos com força e ter os ombros tensionados durante o treino são os erros mais comuns na hora da corrida”, afirma Rennó, que completa com a maneira de corrigir esses erros posturais.

“Fazer exercícios educativos, que corrijam a postura, a cada quinze dias, é importante. Se esses treinamentos forem efetivos, as passadas, a posição dos braços e da cabeça serão bastante beneficiadas, melhorando em muito a performance e ajudando na diminuição de lesões”.

Para aproveitar ao máximo o treinamento, sem deixar os erros tomarem conta, Rennó da algumas dicas essenciais. “O respeito ao corpo é tudo. Se no dia o cansaço é grande, o treino tem que ser leve, para não acabar lesionado ou ferido. Treinar subidas, correr em ambientes intercalados e ajustar a velocidade ideal é de extrema importância”.

Regularidade
A regularidade é muitas vezes deixada de lado por alguns corredores, mas é de grande importância para o desenvolvimento do corpo, na melhora de um tempo e na preparação para uma prova mais longa.

“Não adianta você correr em uma semana quatro vezes, se na próxima você nem esboçar uma caminhada. A regularidade é importante e é através dela que o desenvolvimento aparece”, finaliza Rennó.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não haverá CORRIDA HISTÓRICA TVTEM

Tudo indica que não haverá a CORRIDA HISTÓRICA TVTEM em Itapetininga , por isso vamos torcer para a Secretaria Municipal de Esportes manter a data do dia 08 de novembro em Vila Belo Horizonte, porque só treinar tem hora que chateia se não tem uma corrida oficial para checar as condições físicas e manter o ânimo. Deveriam criar uma espécie de "São Silvestrinha" aqui em Itapetininga para quem ainda não está em condições de ir participar da São Silvestre em São Paulo.
Uma corrida de final de ano de 10 ou 15 Km teríamos de manter nossos treinamentos até Dezembro.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

15 dias sem internet

Fiquei 15 dias sem internet, nesses dias de chuvas caiu alguns raios em meu bairro
e o modem do Speed foi para o espaço. Até a telefonica trocar foi todo esse tempo.
Dá para ver o quanto dependemos da internet, banco, pesquisa, pagamentos etc...
Não confio muito em Lan Houses, não sei porquê.

Já pensou se alguém algum dia domina o trafego de internet?
Essa pessoa vai dominar o mundo.
Por enquanto quem manda são os EUA, mas parece que outros países querem tirar esse poder dos norte-americanos.

Parece que a corrida do "Projeto pé no Chão" vai ser dia 08 de novembro em Vila Belo Horizonte, vou confirmar melhor para colocar mais detalhes.


sábado, 3 de outubro de 2009

Pista de Caminhada, muito descaso.

Todos os dias se vê propaganda para as pessoas praticarem esportes, mas e as condições para fazermos isso ? Quem corre precisa de parques, pistas (para quem gosta do ar livre) e infelizmente nossa pista de caminhada cada dia tem mais buracos. Li um texto do leitor do Correio de Itapetininga, o sr Carlos Eduardo dos Santos que me inspirou fazer este post. Faz três anos que treino, uso a marginal do Ribeirão dos Cavalos (não conheço o outro lado, leitores podem deixar comentários abaixo), e nesse tempo a pista está do mesmo jeito, só com mais buracos. É verdade que a limpeza do mato é sempre feita, não há perigo de ser devorado por algum animal selvagem, mas as crateras cada dia aumentam mais. Se isso não é um serviço básico, o que será?

Pista de Caminhada

"Como se não bastasse os milhares de buracos nas ruas de Itapetininga, agora isso se estende até na pista de caminhada (se é que ela merece esse pomposo nome). Caminhar na Lua com aquelas roupas especiais foi fácil. Gostaria de ver Neil Armstrong, primeiro homem a andar na Lua, caminhar aqui na nossa pista sem aqueles trajes e sem sofrer acidentes. Por ora, se quiser insistir vá a pista de caminhada e caminhe, caso torça o pé ou algo do gênero (o que provavelmente acontecerá),...desejo um feliz atendimento médico com buscopan, gesso, ataduras e tudo que tiver de direito."

Carlos Eduardo dos Santos, Correio de Itapetininga de 21 a 27 Agosto 2009.

Qual é a Lua e a Pista?


Pista lunar de caminhada

Se nossas autoridades não se mexerem nesse sentido, em 2016 na Olimpíada do Rio nossos uniformes de corrida terá que ser outro, talvez até nosso estilo de correr deverá ser modificado.
Veja abaixo como será.